Seguramente, antes de abrir sua empresa, você sonhou muito e fez planos para alcançar seus objetivos.

Neles, tudo parecia simples. Afinal, quando estamos apaixonados por nossa ideia, o resto do mundo que se encaixe!

Apesar dessa visão romântica, a verdade é que muitos empreendedores se esquecem de assuntos fundamentais. Acreditam que basta começar, e tudo vai dar certo.

E, às vezes dá mesmo! Acredite, a gente sempre torce por isso!

Entretanto, em cenários instáveis, é importante se preparar para as turbulências. É fundamental que você aprenda e administre uma infinidade de assuntos que fundamentais no dia a dia de um empresa.

E haja aprendizado! Se você começou sem muito planejamento, provavelmente já passou pelo famoso estágio “pagando para trabalhar”.

Com o tempo, isso vai tornando sua estrutura inviável. Portanto, aprender sobre o que é margem de lucros, vai impedir que você passe ou fique nesse estágio por muito tempo!

Então, o que é margem de lucro?
O que uma empresa precisa para crescer e se manter bem?
Muita coisa, não é? Mas, algumas são cruciais.

Margem de lucro está nesta lista! Ela é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização.

Logo, é ela que definirá a porcentagem de lucro que a empresa terá com suas vendas.

Essa margem precisa ser o suficiente para que a empresa consiga ter, pelo menos, um fluxo de caixa positivo.

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Qual impacto de uma margem de lucro errada?
Esse quesito não admite erros. Um desequilíbrio nas contas vai fazer com que sua empresa opere no vermelho e, em um cenário crítico, chegue ao ponto de fechar as portas.

Como você já deve estar ciente a maior parte das empresas que estão nascendo hoje, não estarão aqui nos próximos dois anos.

É triste, mas é uma realidade muito presente e que afeta muita gente.

O que fazer para ter a margem de lucro correta?
Como já dissemos, você precisa conhecer os custos diretos e indiretos, por exemplo salários, impostos, matéria prima, etc que estão envolvidos na produção da sua empresa, seja ela prestadora de serviços ou venda de produtos.

A verdade é que você precisa ser metódico mesmo e calcular cada coisinha, inclusive as horas de dedicação que você têm para produzir e estabelecer o valor dessas horas.

Esse é o custo do produto/serviço.
A margem de lucro deve ser adicionada a esse valor para formar o custo final.

Se você não sabe quanto ou qual porcentagem deve aplicar aos seus produtos ou serviços, uma boa dica é avaliar o que seus concorrentes estão fazendo.

Você precisa praticar o mesmo que eles?
Não, de modo algum, mas leve em consideração que para ter um valor mais alto é preciso apresentar diferenciais.

Se você está começando agora, o ideal é não ter um produto com valor mais alto sem antes ter criado sua estratégia de diferenciação.

Está em dúvida sobre como calcular a margem de lucro certa para sua empresa?

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