Contabilizar é uma arte tão antiga quanto o início do comércio. No Egito foram encontrados registros contábeis feitos em papiro.

Temos certeza de que todos nós, em algum momento, necessitou da prestação de serviços de um contabilista, como pessoa física ou jurídica.

E, a menos que você seja um profissional da área contábil, provavelmente precisará de um, para realizar atividades que são inerentes do setor.

Assim como na área jurídica, há alguns conhecimentos técnicos da área que são muito específicos e que somente um especialista na área contábil possui o domínio necessário para realizar com mais segurança.

Não que os contadores apreciem a burocracia, dificuldades e regras desconhecidas pela maioria das pessoas.

Entretanto a carga de informações que é necessário gerenciar em legislações, regras, documentações, tributações, entre outras, são tantas que impedem a maioria das pessoas de acompanhá-las da mesma maneira que um profissional da área se vê obrigado a fazer.

Porém, mesmo sendo desconhecidas e complexas para a maioria de nós, nos deparamos com as exigências em cumprir as obrigações legais. É nesse momento que um Contador bem preparado faz a diferença e traz segurança e credibilidade para suas atividades.

Breve História da Profissão.
A necessidade do homem de realizar registros do comércio é que originou a contabilidade. Ela surgiu como uma maneira de controlar bens e patrimônio de maneira quantitativa a fim de se obter controle e avaliar crescimento.

Embora tenha surgido muito antes, foi no período medieval que a contabilidade evolui com mais intensidade.

Com o avanço do capitalismo, aumento de administrações públicas e privadas e acúmulo de de capital, o crescimento deste setor se deu de forma natural.

Atualidade.
De apenas um mero ‘registrador’ o profissional de contabilidade passou a ter muito mais funções na atualidade.

A imagem de um profissional da contabilidade que apenas registrava escriturações contábeis não existe mais. O mercado atual possui uma demanda que não permite mais esse comportamento.

O contador atual não se preocupa apenas em atender às obrigações legais, mas deseja ser visto como um parceiro de negócios.

Por isso, o profissional se tornou responsável por lidar com toda a área financeira, econômica, patrimonial, entre outras, de pessoas físicas e jurídicas.

Desta maneira, entre suas atividades, estão:
– Legalizar empresas;
– Elaborar contrato social;
– Registro de atos/fatos contábeis;
– Planejamento Tributário
– Pró labore;
– Planejamento de investimentos;
– Controle de ativos;
– Gerenciamento de custos;
– Fluxo de Caixa;
– Administração de Departamento Pessoal;
– Preparação de obrigações Acessórias;
– Elaboração de demonstrações Contábeis;
– Consultoria e Informações Gerenciais;
– Auditoria Interna e Externa;
Imposto de Renda;
– Perícias e muito mais.

Clique aqui para baixar um informativo com todos os serviços prestados pela MCA Contabilidade.

Percebeu como o trabalho de um contador vai muito além da abertura da empresa? Por isso, ele não deve ser lembrado apenas neste momento.

Um contador pode exercer papel fundamental ao contribuir com as decisões a serem tomadas, pois baseia-se em dados analíticos, como mercado financeiro, fluxo de caixa e de crédito, novos projetos que envolvam investimentos, lucros, entre outros.

Podemos fazer muito mais para o sucesso dos seus negócios.

Entre em contato e saiba mais!

contato@mcacontabilidadebh.com.br
(31) 2511.4691
(31) 9 9200.9781
(31) 9 9135.7333

Faça-nos uma visita! A MCA Contabilidade está no bairro Buritis em Belo Horizonte.

Free WordPress Themes, Free Android Games